O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Ana Luísa Oliveira Pacheco, Alana Augusta Concesso de Andrade

Resumo


Este artigo explora a relação entre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e as funções executivas em crianças e adolescentes. O estudo destaca a crescente preocupação com o impacto dessas tecnologias, considerando tanto os benefícios quanto os riscos envolvidos. A metodologia adotada incluiu uma revisão da literatura baseada em artigos científicos e documentos oficiais, com o objetivo de explorar como o uso de TIC, como smartphones e computadores, influencia o desenvolvimento infantil e juvenil, especialmente em habilidades ligadas à concentração, tomada de decisões e planejamento. Os resultados revelam que o uso excessivo ou inadequado das TIC pode prejudicar o desenvolvimento das funções executivas, enquanto um uso moderado e orientado pode potencializar habilidades cognitivas importantes. Diante disso, estratégias de prevenção e intervenção são sugeridas para promover um uso equilibrado das TIC, com destaque para a necessidade de regulamentações que protejam crianças e adolescentes dos riscos do uso problemático dessas tecnologias. Sugere-se que futuros estudos aprofundem a compreensão das variáveis que mediam os impactos positivos e negativos das TIC no desenvolvimento cognitivo.


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