INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS: A PSICOLOGIA COMO ALIADA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento cujas principais implicações recaem sobre a comunicação, interação social e comportamentos repetitivos e estereotipados. Programas de modificação comportamental podem potencializar uma melhoria nos sintomas nucleares ao considerar os níveis de intensidade em cada criança. Como principal objetivo, este artigo buscou investigar sobre o trabalho do psicólogo escolar para o desenvolvimento educacional de crianças com TEA. Os objetivos específicos são estudar e analisar o TEA quanto à sua conceitualização, diagnóstico, incidência e tratamentos, destacando abordagens de atendimento como a ABA e o TEACCH. A prática dessas abordagens tem se apresentado efetivas em crianças com autismo e oportunizando a melhora de suas capacidades, tornando-as funcionais e adaptadas ao ambiente social e escolar. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica narrativa, que envolveu a análise de artigos, livros e textos de autores que abordam o tema em questão. Ao interpretar os resultados da pesquisa, é possível considerar que o TEA é multifatorial e, por isso, demanda uma abordagem multidisciplinar e intervenções precoces. Soluções incluem a formação contínua de professores, a criação de materiais pedagógicos acessíveis e a colaboração entre escola e família. A abordagem ABA e programa TEACCH são promissores, mas requerem formação especializada. A inclusão deve promover ambientes que valorizem as diferenças e incentivem a aceitação social.
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