CYBERBULLYING E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL

Carla Alessandra Teixeira, Luciene Corrêa de Miranda Moreira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar a ocorrência de transtornos mentais, ideação suicida e suicídio em adolescentes que sofreram cyberbullying, além de analisar o papel da psicologia, em especial, da psicologia escolar, no apoio a essas vítimas. O cyberbullying trata-se do uso de tecnologias, como redes sociais e demais mídias sociais para assediar, roubar senhas, enviar imagens depreciativas, constranger e humilhar outro indivíduo, tendo como cenário a internet. Como aporte teórico foram utilizados artigos científicos encontrados no Google Acadêmico, Scielo e Pepsic. Este trabalho se trata de revisão bibliográfica narrativa qualitativa exploratória. Com os resultados foi possível perceber que os adolescentes, por estarem em um período de desenvolvimento biopsicossocial marcado por dificuldades, tornam-se particularmente vulneráveis a sofrer e praticar o cyberbullying. A psicologia executa um papel importante no suporte a essas vítimas, sendo capaz de realizar programas de prevenção, promover a conscientização sobre o uso responsável da internet. Em contexto clínico, intervém em equipe multidisciplinar, diretamente com as vítimas que apresentam transtornos mentais. Na conjuntura escolar, a psicologia escolar é responsável por confrontar essa problemática, buscando soluções para diminuir a disseminação do cyberbullying nas instituições de ensino.


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