A INFODEMIA DO AUTISMO NAS REDES SOCIAIS: EFEITOS NA PERCEPÇÃO E AUTODIAGNÓSTICO EM ADOLESCENTES
Resumo
Este artigo explora a existência de uma infodemia de autismo nas redes sociais e analisa seus efeitos na percepção e no autodiagnóstico em adolescentes. A disseminação rápida e muitas vezes não verificada de informações contraditórias nas plataformas digitais gera confusão, dificultando a distinção entre dados confiáveis e enganosos, o que pode favorecer diagnósticos imprecisos. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, fundamenta-se em uma revisão narrativa com o propósito de responder a duas questões principais: existe uma infodemia de informações sobre autismo nas redes sociais digitais? Como o excesso de informações direcionadas a adolescentes influencia a identificação com o diagnóstico de autismo e/ou com grupos sociais correlatos? Os resultados apontam indícios de sobrecarga informacional sobre o tema, o que prejudica a capacidade dos adolescentes de avaliar corretamente as informações, aumentando a ansiedade e o risco de autodiagnósticos imprecisos. Esses achados ressaltam a urgência de políticas que promovam alfabetização em saúde mental e letramento digital, capacitando os jovens a analisarem criticamente o conteúdo que consomem nas redes sociais.
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