O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NA ADOLESCÊNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO WINNICOTTIANA
Resumo
O presente trabalho consiste em uma revisão narrativa de literatura com o objetivo de investigar o processo de desenvolvimento emocional na adolescência à luz das contribuições de Donald Winnicott. Partindo da compreensão de que o conceito atual de adolescência se modificou ao longo da história, o artigo analisa o contexto histórico da adolescência no escopo da psicanálise. Nesse sentido, mapeou o conceito freudiano de puberdade, explorando sua conexão com os conceitos atuais que definem a adolescência, dando um maior enfoque nas teorias winnicottianas. Foram abordadas as principais conceituações de Donald Winnicott, como holding, ambiente suficientemente bom, relações objetais e estágios da dependência, demonstrando como elas constituem a base para um desenvolvimento emocional saudável, tanto na infância quanto na adolescência. Debatemos, ainda, como a adolescência, na perspectiva winnicottiana, é compreendida como um período crucial para a formação de um self coeso e integrado. Por fim, destacou-se a importância de respeitar as particularidades do desenvolvimento emocional nesta etapa. Este estudo visa, portanto, oferecer uma compreensão mais profunda da adolescência e de seus desafios, contribuindo para a prática clínica, especialmente no que diz respeito ao acompanhamento do amadurecimento emocional dos adolescentes.
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