INTERFACES ENTRE A ANSIEDADE SOCIAL NA INFÂNCIA E O MUTISMO SELETIVO NA ÓTICA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
Resumo
Considerando a relevância de identificar o diagnóstico correto do paciente, o presente trabalho tem como objetivo discutir as interfaces entre o Mutismo Seletivo e a Ansiedade Social em crianças a partir de fatores coincidentes e diferenciais, através de uma revisão narrativa abrangente, por meio de estudos de publicações, livros e artigos referentes ao assunto, sob a perspectiva da Terapia Cognitivocomportamental. A interseção entre esses transtornos, que ocorrem na infância, resulta em prejuízos significativos, causando grande sofrimento e afetando diversas áreas da vida da criança, ocasionando baixa estima e dificuldades em suas interações sociais. Com a pesquisa feita, foi possível reconhecer que ambos os diagnósticos, por mais que se sobreponham em diversos aspectos, merecem uma devida atenção para que o tratamento seja adequado com o perfil do paciente. É possível destacar que a Terapia Cognitivo-comportamental demonstra um grande potencial no diagnóstico e tratamento, pois pretende restaurar os laços sociais saudáveis da criança através de treinos de habilidades sociais, modificar os padrões comportamentais e reestruturar os pensamentos da criança.
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