A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO EMOCIONAL NA ADOLESCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Priscila da Silva Campos, Auxiliatrice Caneschi Badaró

Resumo


O crescente número de psicodiagnósticos, como transtornos de ansiedade e transtornos depressivos, comportamentos de automutilação e abuso de medicamentos entre os jovens sinaliza a necessidade de estudos que busquem alternativas para a promoção da saúde e redução do sofrimento psíquico entre eles. O propósito do estudo, através de uma revisão narrativa, foi discutir como as estratégias de regulação emocional podem auxiliar os adolescentes a partir da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), destacando que esta fase do desenvolvimento é marcada por mudanças neurofisiológicas e ambientais. A regulação das emoções pode favorecer significativamente o adolescente a se engajar em comportamentos mais funcionais. Leahy (2021) apresenta a Terapia do Esquema Emocional (TEE), fundamentada na TCC e nas abordagenscontextuais,como proposta de intervenção, com o uso das técnicas cognitivas e comportamentais, que auxiliem no desenvolvimento de maior regulação das emoções. Dentre as estratégias apresentadas foram selecionadas aquelas que podem contribuir com a regulação emocional entre os adolescentes, a saber, a psicoeducação, atenção plena (mindfulness), respiração diafragmática, relaxamento muscular, reestruturação cognitiva e aceitação experiencial, uma vez que apresentam impactos no funcionamento cognitivo e comportamental, aumentando os recursos para a melhoria da regulação das emoções frente a situações desafiadoras.


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.12794600


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