INTERFACE ENTRE TREINO DE COMPETÊNCIAS EM REGULAÇÃO EMOCIONAL E FUNÇÕES EXECUTIVAS A PARTIR DE ESTRATÉGIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS

Raíssa Barros Dominato, Auxiliatrice Caneschi Badaró

Resumo


As Funções Executivas (FE) podem ser conceitualizadas como um conjunto de processos mentais que, de forma integrada, permitem que o indivíduo possa direcionar os seus comportamentos e metas, propiciando o melhor gerenciamento e a habilidade de controlar a atenção, cognição e emoções. Através delas, a pessoa é capaz de controlar impulso e flexibilizar formas de reação frente aos eventos, o que está diretamente relacionado com a Regulação Emocional (RE). Tais processos são capazes de anular tendências prévias e predisposições, atuando de maneira mais apropriada ao contexto que está inserido. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo discutir a interface entre o treino de funções executivas e competências de regulação emocional, a partir das estratégias cognitivas e comportamentais. O estudo foi realizado a partir de uma revisão integrativa, de análise ampla da literatura, considerando materiais bibliográficos, publicados nos últimos 5 anos, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Os resultados corroboraram a relação das duas áreas, mas poucos trouxeram treinamentos em si. Os estudos que trouxeram treinos específicos das habilidades discutidas, o realizaram com ênfase em mindfulness e yoga.

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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.12794816


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