UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS E RECURSOS LÚDICOS POR PSICÓLOGOS NA PSICOTERAPIA INFANTIL

Luana Barbosa, Alana Andrade

Resumo


A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterápica que utiliza técnicas de intervenção conversacionais, vivenciais e com uso de tarefas de casa, visando a mudança de cognições disfuncionais que prejudicam a adaptação emocional e comportamental dos pacientes. Desde sua criação, nos anos 1960, a TCC tem demonstrado eficácia para os mais diferentes públicos e transtornos psiquiátricos. A TCC voltada para o atendimento infantil segue semelhante propósito e nível de eficácia, porém, o método é adaptado com um uso maior de ludicidade e com técnicas de intervenção adaptadas para o nível de desenvolvimento. É importante detectar na prática clínica como psicólogos da TCC infantil realizam intervenções de acordo com a abordagem. A fim de compreender tais implicações, o objetivo do estudo foi realizar um levantamento de técnicas cognitivo-comportamentais e recursos lúdicos mais utilizados na psicoterapia infantil, investigando como sucede a utilização deles por psicoterapeutas cognitivo-comportamentais, com diferentes níveis de experiência clínica, na cidade de Juiz de Fora- MG. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas psicólogas cognitivo-comportamentais infantis, de forma online, buscando gerar informação para a área de atuação.  A partir das informações coletadas, foi possível concluir que, embora os recursos lúdicos sejam fundamentais na clínica, as psicólogas utilizam mais técnicas estruturadas do que recursos lúdicos livres, adaptando-as às necessidades de cada paciente. Por fim, discutem-se algumas razões para explicar como a experiência clínica das psicólogas parece influenciar a forma como elas selecionam e atuam com os recursos e técnicas.

 

Palavras-chave: Terapia cognitivo-comportamental. Psicologia. Ludicidade. Psicologia da criança. Entrevista.

 


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