A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE FEMININA, SUAS IMPLICAÇÕES E EFEITOS NA PÓS-MODERNIDADE: UMA PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Lara Matos, Tatiana Madalena

Resumo


A subjetividade é o modo de ser, pensar e se comportar em um determinado contexto, e é construída a partir das vivências desde a infância que desenvolvem sua forma de ser no mundo. Entretanto, existe uma diferença entre a construção da subjetividade feminina e masculina em vista que a sociedade impõe papéis distintos de acordo com o sexo. As mídias culturais são grandes fontes de construção de subjetividade e as mais difundidas atualmente são as redes sociais. O principal objetivo desse trabalho é analisar a influência das redes sociais na construção da subjetividade feminina levando em consideração a interferência nas crenças centrais. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos na língua Portuguesa e Inglesa a partir das bases de dados: Scielo, Pepsi, Google Acadêmico e Lilacs com limite de data até janeiro de 2022. As palavras-chave para a pesquisa foram “subjetividade feminina”, “redes sociais”, “atualidade”, “terapia cognitivo-comportamental”, “crenças centrais” e “autoestima”. Pode-se perceber que as redes sociais interferem na construção de subjetividade feminina bem como na ativação das crenças centrais já instaladas. Com isso, é esperado criar uma reflexão crítica acerca do tema abordado.

 

Palavras-chave: Subjetividade feminina. Autoestima. Redes sociais. Crenças centrais. Terapia Cognitivo-Comportamental.

 


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13386395


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