IMPACTO DO USO DE TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Thaís Costa, Auxiliatrice Badaró

Resumo


Algumas tecnologias existentes atualmente são elementos indissociáveis da vida humana, contudo, algumas crianças têm trocado as brincadeiras de rua pelas online. Com isso, cada vez menos elas têm desenvolvido as habilidades de brincar com o próprio corpo, necessárias para a estimulação psicomotora que leva a uma boa formação cognitiva. O presente estudo irá abordar o desenvolvimento infantil nos aspectos motor e cognitivo, baseando-se nos estágios de desenvolvimento de Jean Piaget para crianças de zero a sete anos de idade. Foi realizada uma revisão sistemática de caráter exploratório, ao todo foram considerados treze artigos para análise, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão na busca realizada. Alguns estudos revelam que a tecnologia pode ser usada como aliada na maturação psíquica infantil, entretanto, há a necessidade de se fazer um uso controlado dos equipamentos, de forma que a tecnologia não se torne uma ameaça ao desenvolvimento cognitivo. Não é possível afirmar que há um consenso dos impactos negativos sobre uso de tecnologia no desenvolvimento infantil, entre os estudos avaliados na revisão. Contudo, sugere-se que a exposição à tecnologia deva ser mediada pelos responsáveis e seguindo um tempo de tela seguro de acordo com a idade da criança.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Tecnologia. Impacto cognitivo. Infância. Desenvolvimento motor.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13713373


Apontamentos

  • Não há apontamentos.