O NOVO BRINCAR E OS JOGOS ELETRÔNICOS: IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

Laura Waldomiro Lima, Cássia Maria Tasca Duarte Sartori

Resumo


A globalização e a tecnologia exercem forte influência nos processos de socialização, de aquisição de valores, de percepção e de ação sobre o mundo, o que inclui os modos de brincar. A grande preocupação não seria a tecnologia propriamente dita, mas, certamente, o que deixam de fazer por ter essa facilidade em mãos. Ao longo de seu desenvolvimento, as crianças preferem passar horas e horas utilizando os aparelhos eletrônicos, em vez de participar espontaneamente de brincadeiras e jogos com seus amigos. Com fundamentos na teoria de Piaget, que ressalta o papel da ação na aquisição do conhecimento, expressa-se grande preocupação com tais crianças em relação à construção das estruturas da inteligência. Nesse contexto, o estudo objetivou compreender, como o brincar tecnológico de crianças da segunda infância influencia no desenvolvimento psíquico e se esta influência é de forma positiva ou negativa, analisando os impactos que traz para as crianças. Foi possível compreender também que é de grande importância a orientação do terapeuta aos pais, de que os aparelhos eletrônicos necessitam ser utilizados conforme as regras e os horários estabelecidos pelo arranjo consensual entre as crianças e os genitores. Constatou-se que a ansiedade e agressividade são geradas pela falta de limites na utilização dos aparelhos eletrônicos, que comprometem o desempenho escolar, desestrutura os relacionamentos interpessoais e debilita principalmente a saúde psicológica e física da criança ao longo de seu desenvolvimento.

 

Palavras-chave: Aparelhos Eletrônicos. Crianças. Desenvolvimento Psíquico.  Brincar Tecnológico. Terapeuta.


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13840339


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