A CONSTRUÇÃO DA HOMOFOBIA E SUA REPRODUÇÃO NA ESCOLA: MARCAS HISTÓRICAS QUE INVIABILIZAM A EDUCAÇÃO SEXUAL

Thiago Cezar de Oliveira, Margareth Campos Moreira

Resumo


O presente artigo, fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tem o objetivo de discutir as marcas da violência e da opressão na construção das subjetividades da população LGBTQIA+ e de apresentar possibilidades de superação desse quadro, a partir da ressignificação do trabalho escolar. Para tanto, revisitará os discursos institucionais, religiosos, médicos e jurídicos que, no decorrer da história, legitimaram e legitimam a homofobia e a violência homofóbica. Violência, esta, que mata, segrega e traz consequências concretas às construções subjetivas desta população. Tomando a escola como objeto de estudo, apresenta uma reflexão sobre o seu papel na manutenção de estereótipos e preconceitos, bem como na reprodução de uma cultura machista, sexista e heteronormativa. A partir desta contatação e considerando a importância da instituição escolar na contemporaneidade, propõe uma reflexão, a luz psicologia histórico-cultural, para a construção de práticas, pautadas nos direitos humanos, que contribuam para a emancipação das novas gerações, pela compreensão e respeito à diversidade.

 

Palavras-chave: Homofobia, Educação Sexual. Violência na Escola.  


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13753833


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