A ABORDAGEM PIKLER COMO UM POSSÍVEL NOVO PANORAMA PARA A PSICOLOGIA INFANTIL

Marcela Serrão Neves Silva, Anna Costa Pinto Ribeiro

Resumo


O Instituto Lóczy foi uma Instituição de Acolhimento fundada em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, em Budapeste, dirigido pela pediatra Emmi Pikler. Sua intenção era promover às crianças um cenário saudável com confiança e segurança para que as essas pudessem se desenvolver plenamente. Pikler acreditava na competência do bebê, o que guiou para seus estudos e seu trabalho. O presente artigo traz uma breve apresentação da jornada de Pikler em torno do Instituto Lóczy, por meio de uma Revisão Narrativa. Expõe os principais fundamentos da Abordagem Pikler, que permeia os cuidados, o movimento livre, a autonomia e o livre brincar durante a primeira infância. Em adição, pontua a importância do papel que o adulto tem para os estágios e áreas do desenvolvimento de uma criança. Enfatiza, ainda, a direção que esse cuidador deve tomar, estabelecendo um ambiente propício e o bebê possa existir e vivenciar suas próprias experiências prazerosamente. Sendo assim, apresenta os pilares da Abordagem Pikler, trazendo seus principais conceitos como uma possibilidade de cuidados e intervenção na primeira infância.

 

Palavras-chave: Abordagem Pikler. Bebês. Emmi Pikler.  Instituto Lóczy.


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