OS IMPACTOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS NAS HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES

Rosiany Luzia Vieira Mendes, Auxiliatrice Caneschi Badaró

Resumo


Estudos apontam a influência direta dos jogos no desenvolvimento das habilidades sociais, uma vez que esses dispõem de meios para que os jogadores interajam entre si. Quando essas habilidades são bem desenvolvidas, podem propiciar um bom ajustamento psicossocial, qualidade de vida e uma adequação social satisfatória. O presente artigo tem como objetivos discutir, com base em uma revisão narrativa da literatura, os impactos que os jogos eletrônicos podem trazer nas habilidades sociais em adolescentes. A literatura aponta que o adolescente age por meio do jogo, ampliando seu repertório de comportamentos sociais, repensando seus esquemas de atuação e habilidades executivas e, desta forma, se relacionando de forma satisfatória. Portanto, é possível compreender que os jogos proporcionam o desenvolvimento de diversos aspectos, dentre eles as habilidades sociais, flexibilidade cognitiva, interação social, as funções executivas, potencializando os benefícios característicos ao desenvolvimento desta etapa da vida. Não há consenso em relação à existência de apenas efeitos positivos ou negativos. Levando-se em consideração a exposição quase ininterrupta destes adolescentes às tecnologias, é justificável que haja uma preocupação com os problemas sociais e comportamentais. Sendo assim, a maneira como o adolescente se comporta e utiliza esta ferramenta tem relação direta com os resultados obtidos pelo mesmo. A bibliografia disponível sobre o assunto ainda é escassa, por isso conclui-se que há a necessidade de mais pesquisas para que se possa compreender tais nuances, bem como oferecer subsídios para a atuação de profissionais junto aos adolescentes que estão expostos e fazem uso dos jogos eletrônicos.

 

Palavras-chave: Adolescência. Habilidades Sociais. Jogos eletrônicos.

 


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