“O QUE EU QUERO MAIS É SER REI”: FUNÇÃO PATERNA E COMPLEXO DE ÉDIPO NA ANIMAÇÃO O REI LEÃO

Flavianna Paiva Cesarino, Cássia Maria Tasca Duarte Sartori

Resumo


O presente estudo propõe analisar o filme O Rei Leão a partir de uma perspectiva psicanalítica e tem como objetivo elucidar o que é o Complexo de Édipo e como este é vivenciado pelo menino. Reflete, também a importância que possui a função paterna na vida da criança, analisando trechos do filme a partir desse conceito, sob a luz da psicanálise, bem como pretende compreender um pouco sobre a representação da indústria cinematográfica, em especial da Disney World. Leva em conta, ainda, que essa indústria acima citada tem seus aspectos positivos e negativos, podendo ser facilitadores para se trabalhar conteúdos inconscientes. Trazendo autores como Sigmund Freud, Juan-David Nasio e François Dolto para elucidar o complexo de édipo, que é uma fase na qual toda criança irá passar e como se ocorre sua resolução. Também busca Sigmund Freud e Donald Winnicott para o entendimento da função paterna, estabelecendo uma conversa entre estes autores, assim como compreende a dinâmica do pai e sua função na atualidade. É visto o complexo de édipo se apresentando no leãozinho Simba e como esta transição do complexo pode ser dificultada quando ocorre à morte de um dos genitores. A função paterna é analisada no personagem Mufasa. Observar-se, também, Rafiki como um facilitador para que Simba consiga lidar com conflitos internos e seguir seu caminho. O filme é atemporal, passando por gerações e tendo significados diferente para cada sujeito. Por isso, não se tem a intenção de esgotar o assunto e, sim, trazer uma possibilidade, dentre várias, de diálogo entre o filme e a psicanálise.

 

Palavras chaves: Complexo de édipo. Função paterna. O Rei Leão. Psicanálise. Contos de fadas.


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