ANSIEDADE NOS PROCESSOS AVALIATIVOS

Ivan de Abreu Sobrinho, Tatiana da Silveira Madalena

Resumo


Os processos avaliativos ou as avaliações, é reconhecida pela busca pessoal e a expectativa de um novo rumo, elas são recorrentes em várias etapas da vida. A ansiedade tem sido um dos temas mais intrigantes entre os pesquisadores da área, devido à limitação que causa no cotidiano daqueles que são acometidos por ela e como seus desdobramentos podem interferir no desempenho daqueles que passam por momentos estressores, medos e angústias nos processos de avaliações. Esses processos não são desencadeados somente pelo estado interpessoal, mas também pelo social, que é imposto através da agilidade das mudanças diárias e das diferenças sociais.    O estudo da ansiedade nos processos avaliativos ainda é pouco abordado, porém é de longa data, eles podem colaborar de maneira significativa para o avanço em diversas áreas e conta também com os tratamentos direcionados a ansiedade de maneira geral.  O artigo foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas com o objetivo de estudar como os avaliados com traço e estado ansioso percebem os processos avaliativos, assim como a ansiedade pode interferir no desempenho dos processos de avaliação. A condução do estudo bibliográfico mostra a definição da ansiedade e seus desdobramentos, como ela afeta durante os processos de avaliação e pesquisas relacionadas ao tema. Os artigos sobre o tema não são muito variados, a maioria tem foco no âmbito escolar e acadêmico, são necessárias mais pesquisas voltadas para outras áreas onde as pessoas podem passar por um momento de avaliação e nota-se também a falta de elaboração para tratamentos direcionados a ansiedade nos processos de avaliação.

 

Palavras- chave: Ansiedade, Processos Avaliativos, Avaliação.

 


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