QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DE UMA FACULDADE PRIVADA DE JUIZ DE FORA

Leatrice Alves Pinto Figueiredo Gomes, Auxiliatrice Caneschi Badaró

Resumo


O estudo teve como objetivo descobrir quais os níveis de qualidade de vida de estudantes de Psicologia de uma faculdade privada de Juiz de Fora. Foi adotada uma abordagem quantitativa. Participaram do estudo 132 alunos, 78 iniciantes e 54 concluintes. Os instrumentos utilizados para coletar o dado foram um questionário sociodemográfico e o WHOQOL-bref. Para a análise dos dados foi utilizado o software Statistic Package for Social Sciences - SPSS. Os resultados obtidos demonstraram que estudantes iniciantes e concluintes têm uma percepção considerada ‘regular’ em relação à sua qualidade de vida global e sua satisfação com a saúde. Quanto aos resultados para os domínios Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente, ambos os grupos apresentaram resultado ‘regular’ em todos os domínios, sem que fossem encontradas diferenças significativamente relevantes entre eles, à exceção do domínio Meio Ambiente, no qual os alunos concluintes obtiveram uma média menor. Mais da metade dos estudantes entrevistados estavam fazendo tratamento psicológico/psiquiátrico na época do estudo, sendo percebida uma taxa considerável de transtornos de ansiedade, transtornos de humor e comorbidade entre ansiedade e depressão. Os resultados indicam a necessidade de adoção, por parte da IES, de práticas e procedimentos que ajudem a promover a qualidade de vida e a instalação de um serviço de suporte psicológico voltado aos estudantes de Psicologia, principalmente para aqueles impossibilitados financeiramente de procurar atendimento particular. Sugere-se a realização de mais estudos, principalmente no aspecto qualitativo, permitindo explorar com maior profundidade o tema abordado.

 

Palavras-chave: Qualidade de vida. Estudantes universitários. Estudantes de Psicologia.  WHOQOL-bref.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13887341


Apontamentos

  • Não há apontamentos.