CULTURA DA ESTÉTICA: O IMPACTO DO INSTAGRAM NA SUBJETIVIDADE FEMININA

Gabriela Rocha Campos, Hila Martins Campos Faria, Isabela Duarte Sartori

Resumo


As redes sociais fazem parte do cotidiano do indivíduo contemporâneo. No Instagram, as mulheres representam a maior parcela de usuários (SEBRAE [2018?] apud DINO, 2018). O público feminino que, historicamente, é alvo do mercado capitalista, dos comerciais e anúncios publicitários sempre teve sua concepção corporal formulada em domínio público e vinculada a normas que variam de acordo com o período histórico. Assim, as mulheres são obrigadas a aderir uma existência flexibilizada, capaz de se transformar de acordo com as exigências vigentes. Diante deste contexto, o presente artigo visa compreender como as redes sociais e os padrões de beleza impactam no modo como a mulher se relaciona com seu corpo na contemporaneidade e os possíveis adoecimentos/sofrimentos advindos dessa relação. Objetivou-se ainda estudar os diferentes lugares ocupados pelo corpo feminino ao longo da história e os padrões de beleza ditados para o mesmo; compreender de que forma as redes sociais, em especial o Instagram, impactam na relação da mulher com seu corpo, considerando a relevância do dispositivo like e da influência das Digital Influencers neste cenário; e, por fim,  realizar considerações acerca da constituição da subjetividade feminina e os possíveis adoecimentos da mulher frente aos padrões atuais que são reconstruídos diariamente. Para Tal, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Sendo, ao final da análise possível concluir que a mulher contemporânea tem seus desejos orientados pelo mercado, estando vulnerável a perda da identidade e sofrimentos psíquicos.

 

Palavras-chave: Feminino. Subjetividade. Redes sociais. Padrões de beleza.


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13886934


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