CULTURA DA ESTÉTICA: O IMPACTO DO INSTAGRAM NA SUBJETIVIDADE FEMININA
Resumo
As redes sociais fazem parte do cotidiano do indivíduo contemporâneo. No Instagram, as mulheres representam a maior parcela de usuários (SEBRAE [2018?] apud DINO, 2018). O público feminino que, historicamente, é alvo do mercado capitalista, dos comerciais e anúncios publicitários sempre teve sua concepção corporal formulada em domínio público e vinculada a normas que variam de acordo com o período histórico. Assim, as mulheres são obrigadas a aderir uma existência flexibilizada, capaz de se transformar de acordo com as exigências vigentes. Diante deste contexto, o presente artigo visa compreender como as redes sociais e os padrões de beleza impactam no modo como a mulher se relaciona com seu corpo na contemporaneidade e os possíveis adoecimentos/sofrimentos advindos dessa relação. Objetivou-se ainda estudar os diferentes lugares ocupados pelo corpo feminino ao longo da história e os padrões de beleza ditados para o mesmo; compreender de que forma as redes sociais, em especial o Instagram, impactam na relação da mulher com seu corpo, considerando a relevância do dispositivo like e da influência das Digital Influencers neste cenário; e, por fim, realizar considerações acerca da constituição da subjetividade feminina e os possíveis adoecimentos da mulher frente aos padrões atuais que são reconstruídos diariamente. Para Tal, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Sendo, ao final da análise possível concluir que a mulher contemporânea tem seus desejos orientados pelo mercado, estando vulnerável a perda da identidade e sofrimentos psíquicos.
Palavras-chave: Feminino. Subjetividade. Redes sociais. Padrões de beleza.
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PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13886934
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