CENTRO EDUCACIONAL HERVAL DA CRUZ BRAZ: A TEIMOSIA DA ESCOLA POPULAR DE MASSA

Geraldo Pereira da Silva, Margareth Campos Moreira

Resumo


As escolas públicas brasileiras constantemente são questionadas quanto a sua qualidade. A desigualdade entre as escolas particulares e as públicas, onde estudam os filhos da classe trabalhadora, é o reflexo da desigualdade social presente em nossa sociedade. Nesse artigo procuramos apontar a importância de construir práticas pedagógicas que rompam com o modelo excludente, baseado na meritocracia, presente na maioria das escolas brasileiras, que só desqualifica ainda mais a população pobre. O Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz, escola pública municipal, criada em 2010 para atender alunos do 6º ano, implementou uma proposta que procurou melhorar a qualidade da educação. Essa escola rompeu com o modelo de escola excludente ao reunir, através de uma gestão comprometida com uma educação popular, uma coletividade de educadores que carregava, em sua história, a defesa de um modelo de educação pública que buscava um novo formato que atendesse as camadas populares. Esse modelo foi construído a partir de uma concepção de combate ao modelo meritocrático de educação que encobre os verdadeiros motivos da desigualdade escolar e transforma essas diferenças em algo natural.

 

Palavras-chave: Educação Popular. Desigualdade Escolar. Psicologia Sócio-Histórica.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13886851


Apontamentos

  • Não há apontamentos.