AS RELAÇÕES ENTRE ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS E PADRÕES DE COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Resumo
O conceito de Esquemas Iniciais Desadaptativos (EID’S) foi elaborado por Jeffrey Young em seu modelo de terapia focada em esquemas que teve como forte influência a teoria do apego de John Bowlby. Este artigo tem como objetivo analisar de que forma EIDS se relacionam com o desenvolvimento de padrões comportamentais disfuncionais em crianças e adolescentes. Com base em uma revisão narrativa da literatura, observa-se que os comportamentos disfuncionais se originam como uma forma de enfrentamento ao desconforto emocional causado pelos esquemas e que em determinados momentos do desenvolvimento podem ter sido funcionais, porém, com a mudança dos contextos eles passam a ser desadaptados causando prejuízos para os indivíduos. A literatura aponta para o papel das relações parentais na aquisição de comportamentos durante a infância, além de indicar particularidades que podem influenciar na manutenção desses padrões comportamentais como, por exemplo, o não reconhecimento destes como disfuncionais pelas crianças e o reforçamento social que alguns comportamentos problemáticos adquirem durante a adolescência. Foi possível constatar uma relação entre EID’s e comportamentos agressivos, impulsivos, desafiadores, de submissão à agressão, bem como de comportamentos de dependência de terceiros e pouca autonomia. A bibliografia disponível sobre o assunto ainda é escassa, por isso conclui-se que há a necessidade de mais pesquisas que objetivem entender melhor quando os esquemas e os comportamentos tornam-se estáveis e disfuncionais, e suas respectivas implicações na infância e na adolescência.
Palavras-chave: Esquemas iniciais desadaptativos. Comportamentos disfuncionais. Infância. Adolescência.
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PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13851945
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