A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE SEMILIBERDADE PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Ana Karolina Zaghetto Silva, Andréia Monteiro Felippe

Resumo


O envolvimento de adolescentes com a criminalidade é um assunto que tem se tornado de grande relevância no cenário atual, principalmente, pelo aumento dos índices de violência juvenil. Já a psicologia tem contribuído grandemente dentro desse contexto, diante da execução das medidas socioeducativas destinadas aos jovens que respondem pela prática de ato infracional. Partindo do objetivo de compreender os aspectos psicossociais relacionados ao adolescente em conflito com a lei, a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente e as Medidas Socioeducativas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para explicitar a atuação do psicólogo na medida de semiliberdade e os principais desafios neste campo. Sendo de natureza qualitativa e exploratória, a pesquisa trata-se de uma revisão narrativa que ilustrara resultados como: fatores de risco associados às práticas infracionais e a importância de programas sociais voltados para a ressocialização do adolescente privado de liberdade. Conclui-se que são necessários maiores investimentos em políticas públicas para garantia de direitos a estes jovens, como também na atuação do psicólogo que visa o distanciamento da violência.

 

Palavras-chave: Adolescente. Ato Infracional. Medida Socioeducativa. Semiliberdade. Psicologia.


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13850984


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