PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:uma pesquisa na Rede Estadual de Ensino

Mariana Geissler Guedes, Patrícia de Lima Paula, Helba Helena Santos Prezoto

Resumo


A educação ambiental possibilita a construção de conhecimento a partir da realidade de cada estudante, promovendo reflexões sobre o ambiente em que vivem e sobre qual ambiente desejam viver. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise progressiva dos alunos do 6º e 9º ano sobre questões relacionadas a educação ambiental. A pesquisa foi realizada atráves da aplicação presencial de um questionário impresso com perguntas relacionadas com o tema educação ambiental, em uma escola da rede estadual em Juiz de Fora, com a participação de 144 alunos de faixa etária entre onze e quinze anos. O estudo foi conduzido em dois dias consecutivos, de forma presencial. Os resultados das análises dos questionários revelaram uma diferença entre as repostas dos alunos do 6º e do 9º ano, principalmente no que diz respeito ao senso de pertencimento à natureza. Concluise que foi possível obter um panorama sobre a percepção da educação ambiental pelos estudantes do Ensino Fundamental II, permitindo um diagnóstico que pode servir como ponto de partida para futuras propostas pedagógicas relacionadas ao tema.

Palavras-chave: Ensino fundamental. Meio ambiente. Questionário


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13741628


Apontamentos

  • Não há apontamentos.