ESTUDO COMPARATIVO DA ABORDAGEM DE ANATOMIA VEGETAL EM LIVROS DIDÁTICOS E NAS AVALIAÇÕES DO PISM/UFJF

Lorena Costa Rosa de Souza Lima, Lucas Vieira Lima

Resumo


O conteúdo de anatomia vegetal sempre esteve presente nos currículos de Biologia para o Ensino Médio. Um meio para acessar esse conteúdo é pelos livros didáticos devido a democratização desse material nas escolas brasileiras. Uma das formas de verificar o conhecimento do estudante a respeito desse conteúdo é pelas avaliações escolares e exames, tais como os vestibulares e programas de ingresso seriado. Com base nesse contexto, o presente estudo realiza uma análise do conteúdo de anatomia vegetal presente em livros didáticos e os compara com a forma abordada em questões do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A partir dessas análises, verificou-se que o conteúdo de anatomia vegetal apresenta divergência conceitual entre os livros didáticos e as questões do PISM. Observamos também que o programa pouco explora o conteúdo e quando o mesmo aparece nas questões, se apresenta com a mesma finalidade.

Palavras-chave: Anatomia Vegetal. Avaliação e exame educacional. Ensino de biologia. Livro didático.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.