O NOVO ENSINO MÉDIO: perspectiva do educador frente às novas mudanças

Alex Roberto de Freitas, Patrícia de Lima Paula

Resumo


A educação é um direito assegurado por Lei. O ensino médio é a etapa de formação dos estudantes para o mercado de trabalho. O objetivo desse trabalho é conhecer a perspectiva do educador diante do novo Ensino Médio. Para tal foi aplicado um questionário composto de oito perguntas que foram encaminhados aos profissionais da educação atuantes. Foram registradas 49 respostas, o número de professores respondentes ocorreu devido à atuação no ensino médio e consequentemente à preocupação que o novo ensino médio vai gerar aos atores dessa etapa na educação pública do Brasil. De acordo com os educadores respondentes, 54,2% acreditam que a aplicação do novo ensino médio trará benefícios para os estudantes e docentes. Ao concluírem o ensino médio, a maioria dos estudantes não está preparada para atuarem no mercado de trabalho. Essa proposta fez alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outra mudança é a escolha por itinerários formativos pelos estudantes.

Palavras-chave: Educação. Educador. Direito. Itinerários formativos.


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