NEUROEDUCAÇÃO: a relação entre a ciência do cérebro e a prática educacional

Raquel Bragança Menegusse, Patrícia Lima de Paula

Resumo


A educação vem passando por diversas transformações ao longo da história com o intuito de melhorar os processos de ensino aprendizado e de proporcionar ao indivíduo pleno desenvolvimento em todas as esferas. Dessa forma, o presente trabalho, a partir de pesquisas bibliográficas qualitativas de revisão de literatura, tem por objetivo reforçar a importância de a educação ser estudada como ciência, que depende necessariamente de conhecimentos científicos de diversas áreas, tais como psicologia, biologia, neurociências, entre outras. Conhecimentos esses que relacionam as influências internas e externas e os mecanismos fisiológicos envolvidos na aprendizagem individual, para assim se conquistar um ambiente escolar acolhedor, inclusivo, agradável e facilitador da aquisição de conhecimento. Considerando esse fato, é muito eficaz que o professor produza pesquisas em neuroeducação, para lhe conferir maiores possibilidades de desenvolver estratégias de ensino.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Memória. Neurofisiologia. Neuroplasticidade. Psicobiologia.


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.14013229


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