O uso das redes sociais para propagar a educação ambiental

Marcella Piteira de Souza, Helba Helena Santos Prezoto

Resumo


A educação ambiental a cada dia tem mais relevância, no entanto, muitas vezes faltam ferramentas que permitem disseminar a conscientização da população a
respeitodessas questões. Por outro lado, nos dias atuais as pessoas têm utilizado em larga escala as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), onde as redes sociais se sobressaem por permitirque as pessoas obtenhamum grande número de informações em qualquer hora e lugar. Assim, este estudo visou verificar como as redes sociais podem ser utilizadas como ferramenta na conscientização ambiental, tendo por objetivo avaliar a importância na divulgação científica e ou da educação ambiental nas redes sociais. Para alcançar o objetivo proposto foi feito um levantamento, através de um questionamento, respeito das métricas alcançadas no Instagram ao falar sobre educação  ambiental. E 63% dos entrevistados prefere aprender temática ambiental pela
rede social ao invés de artigos, 97% acha válido o uso de redes sociais para propagar educação independente do nicho, 98% acha válido o uso de redes sociais para propagar a educação ambiental, 74% do público interagiu de forma a responder os conteúdos informando que não sabia sobre o assunto e demonstrou interesse em aprender mais e, 100% considera importante trazer assuntos sobre a educação ambiental. Estes dados confirmam a importância das redes sociais como forma de disseminação da educação ambiental, apesar de ainda haver muitas limitações a uma parcela da população que devem ser sanada, como a acesso a uma internet de qualidade e a dificuldades de conteudos acessíveis, que leve em conta a diversidade individual.


Palavras-chave: Educação. Instagram. Mídias Sociais. Tecnologias da Informação e Comunicação.


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.14013373


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