Diferenciação comportamental entre Trachemys dorbigni brasiliensis (FREIBERG, 1969) e Trachemys scripta elegans (WIED-NEUWIED, 1839) (REPTILIA, TESTUDINES) mantidas em cativeiro

Gabriel de Oliveira Floriano, Helba Helena Santos Prezoto

Resumo


A tartaruga Tigre d’água, Trachemys dorbigni brasiliensis (Duméril & Bibron, 1835) é uma subespécie nativa e apesar de ainda não constar na lista de espécies ameaçadas, necessita de grande atenção, por sofrerem uma série de impactos causados pelo cágado de Orelha vermelha, Trachemys scripta elegans (Wied, 1838) recém-introduzido. A subespécie norte-americana possui potencial invasor e por isso deve ser monitorada constantemente. Assim, o objetivo do estudo foi identificar as diferenças entre o etograma das duas subespécies, a fim de distingui-las a distância. A coleta de dados ocorreu entre setembro e outubro de 2020, com total de 90h de observações. Para o registro comportamental foi aplicado os métodos Scan e Animal Focal. Foi possível registrar 22 atos comportamentais executados por ambas as espécies. O estudo se mostrou importante na diferenciação das principais áreas de atuação de cada subespécie visto que implicou relativa preferência dos animais sulamericanos pelos segmentos centrais dos corpos d’água em contraposição dos animais norte-americanos que demonstraram maior preferência a áreas margeais.
Além disto, indicou uma pluralidade de comportamentos ativos para os indivíduos de T. s. elegans. A atividade comportamental também pode ser distinguida quando analisado temperatura e horário, visto que a atividade dos animais da subespécie T. s. elegans obteve um decréscimo considerável, quando comparado aos indivíduos de T. d. brasiliensis, em horários cujas temperaturas eram baixas e luminosidade reduzida. Assim, os exemplares estudados apresentaram padrões comportamentais distintos, tendo como parâmetros sexo e subespécie, o que justifica a iniciativa deste estudo.


Palavras-chave: Comportamento. Emydidae. Etograma. Observação


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.