O papel da educação ambiental no ensino inclusivo

Michele Rodrigues de Abreu, Helba Helena Santos Prezoto

Resumo


A educação ambiental é um braço importante das práticas de educação para

inclusão de pessoas com deficiência e garantia da sua cidadania. Sendo assim, o
presente estudo teve como objetivo investigar os benefícios da educação ambiental inclusiva no desenvolvimento físico, cognitivo e social para portadores de necessidades especiais. A pesquisa constituiu-se de uma revisão de literatura,
realizada entre o período de Janeiro a Outubro de 2020 no qual se realizou uma
pesquisa de livros, periódicos e artigos científicos selecionados dos bancos de
dados do Google Acadêmico, Scielo e Periódicos CAPES, além de repositórios
universitários, com a utilização de publicações históricas e atuais. Foi possível
compreender que a educação ambiental é um fator de grande valia na integração do ser humano como cidadão, uma vez que, tenha deficiência ou não, todas as pessoas podem ser agentes modificadores do meio ambiente e, assim, contribuir significativamente para preservação dos recursos naturais. Deficiências não são justificativas para privar qualquer indivíduo do acesso aos conhecimentos relacionados à natureza e o seu ensino nas salas de aula, bem como o estímulo da participação em projetos, contribui para melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave: Cidadania. Deficiência. Educação Especial. Meio Ambiente.


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