A educação ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, Imbituba, SC

Giovanna Maria Spagnolo Ribeiro, Helba Helena Santos Prezoto

Resumo


A problemática acerca da Educação Ambiental surgiu por volta do séc. XX, e vem
sendo de extrema importância, devido aos impactos ambientais enfrentados pela
natureza. E é nos contextos formais e não formais, que cada vez mais a Educação Ambiental amplia sua área de alcance. O presente trabalho teve por objetivo relatar uma experiência vivida por meio de um estágio em um espaço não formal de educação no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba, Santa Catarina, Brasil, onde essa prática possui grande importância. O estudo foi realizado durante o programa “De férias com as baleias” durante o verão 2019-2020 com crianças e adolescentes, da região e turistas. O foco principal da instituição é a pesquisa e conservação da Baleia Franca Austral (Eubalaena australis), assim como a formação do pensamento crítico de seus visitantes através da educação ambiental. Sendo assim, no presente estudo foram relatadas as várias maneiras que a educação ambiental em espaços não formais contribuem para a formação de educadores ambientais mais engajados, além de esses espaços sensibilizarem os visitantes e estimular mudanças de atitudes em relação às questões ambientais.

Palavras-chave: Conscientização ambiental. Educação não-formal. Estágio. Instituto Australis

 


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.14014271


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