JOGO COLHEITA DO SABER: UM INSTRUMENTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
O jogo Colheita do Saber foi desenvolvido e aplicado no Centro de Ensino Superior de Juiz de fora (CES/JF) no ano de 2017 a partir do conteúdo procedimental ¨Trabalhando com projetos em Biologia¨, proposto na disciplina Didática em Instrumentação em Biologia trazendo uma sugestão para o ensino de Ciências e Biologia, abordando a conscientização ecológica a partir da reutilização de materiais, além da fixação, revisão e avaliação do conteúdo dessas disciplinas. Diante da necessidade de inovação nas metodologias de ensino em ciências e biologia e sua importância no processo de ensino-aprendizagem, o objetivo deste trabalho foi descrever e discutir a construção e aplicação do jogo colheita do saber com alunos do Ensino Médio e despertar um compromisso com o meio ambiente, considerando as inúmeras aplicações dos materiais que são descartados para o lixo e poderiam ser reciclados ou reutilizados em outros objetos, como os utilizados na confecção do jogo. Utilizou-se de uma metodologia de natureza qualitativa por meio do estudo da literatura e da confecção e aplicação do jogo. A aplicação demonstrouse eficiente em sua finalidade de auxiliar o aprendizado de forma interativa e divertida, além de se mostrar um instrumento facilitador do trabalho docente, possibilitando a interação entre alunos e professores e dos alunos entre si, auxiliando ainda para uma melhor memorização dos conteúdos e termos específicos do ensino dessas disciplinas. Além disso, a abordagem da Educação Ambiental através da reutilização dos materiais e plantio de mudas facilita despertar o interesse e consciência da responsabilidade dos alunos para com o meio ambiente, formulando uma educação para a vida, conscientizando para um futuro com um meio ambiente saudável para todos.
Palavras-chave: Educação. Lúdico na escola. Reutilização. Educação Ambiental.
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.14036140
Apontamentos
- Não há apontamentos.