A KÉNOSIS DE ABRAÃO COMO PREFIGURAÇÃO DO SACRIFÍCIO SALVÍFICO DE CRISTO

Maria de Lourdes dos Santos SOUZA, Leonardo José DE MELLO

Resumo


A vocação de Abraão, o primeiro patriarca, tem um lugar especial nas gerações posteriores herdeiras da promessa, pois além de ser o primeiro chamado vocacional nas Sagradas Escrituras, representa o exemplo de uma pronta resposta, sem medo e com uma profunda esperança em Deus por meio de sua fé. A sua atitude de dizer sim aos desígnios divinos gerou um importante elo da Aliança entre Deus e o povo eleito, em virtude de tal gesto garantiu várias bençãos para toda a sua descendência, se estendendo mais tarde, à toda as gerações. Acolhendo a Palavra de Deus foi capaz de renunciar ao seu próprio filho Isaac para o oferecer em sacrifício, fato esse que se tornou no Antigo Testamento a prefiguração do sacrifício salvífico de Jesus na Cruz, o cumprimento pleno da Aliança de Deus com todos os seres humanos. Como a fé abraâmica foi capaz de oferecer o seu unigênito em sacrifício, Deus em seu amor infinito assumiu a condição humana e se entregou, por meio de Cristo, para a remissão dos pecados de todo o gênero humano. Eis o verdadeiro sentido da kénosis, que aproxima Abraão e Jesus.


Texto completo:

PDF

Referências


BÍBLIA. Português. Bíblia do Peregrino. 3 ed. Comentários de L. A. Schöckel. São Paulo: Paulus, 2017.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2017.

HOUSE, Paul R. Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Marcio Redondo e Sueli Silva Saraiva. São Paulo: Editora Vida, 2005.

PERONDI, Ildo. A vocação de Abraão. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 327-343, jul./dez. 2013.

QUENOSE. In: BORN, A. Van Den. Dicionário Enciclopédico da Bíblia. 3 ed. Tradução Frederico Stein. Petrópolis: Vozes, 1977.

ROSA, Luiz Carlos Mariano da. Abraão, “Pai da fé” e “Amigo de Deus”, como protótipo de um novo modo de existência em Mircea Eliade e a fé como relação absoluta com o absoluto em Kierkegaard. Revista Litterarius, Santa Maria, v. 17, n. 1, p. 1-25, 12 jul. 2018.

SANTOS, Eduardo dos; XAVIER, Donizete José. A Descida do Deus Trindade: A Kénosis da Trindade. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, v. 16, n. 62, p. 111-123, jan./mar. 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

LATINDEX

WORLDCAT

BIBLIOTECA CTSA - ESPAÑA