A ÉTICA SOCIAL DO PAPA FRANCISCO: DIÁLOGO COM A ECONOMIA DE COMUNHÃO

Robson Ribeiro de Oliveira Castro CHAVES

Resumo


O presente trabalho visa observar o que propõe a conduta cristã frente aos problemas sociais e políticos. Papa Francisco, em sua proposta de uma ética social, nos alerta sobre a cultura do descarte na qual o ser humano é considerado um bem de consumo que pode ser usado e depois desprezado. Assim, analisaremos discursos e pronunciamentos do Papa Francisco que apresentam a realidade e a responsabilidade dos seres humanos em uma economia pautada no bem comum e atenta ao que preceitua a Economia de Comunhão (EdC). Nesta perspectiva, buscaremos observar a realidade da religião na vida pública da sociedade, principalmente na condição atual que destoa do que é pregado pelo Evangelho. Francisco adverte que devemos buscar o poder para ser um serviço e que a política e a economia devem ser mais humanas, servindo ao bem comum. Desta forma, observaremos o ressoar da EdC em nossa sociedade atrelado ao posicionamento do Papa Francisco que convoca a uma conversão ética que atenda aos aspectos de uma economia voltada para o próximo. Destarte, observaremos que, por muitas vezes, principalmente na condução ética, o discurso político-religioso não condiz com a conduta, o que nos apresenta um discurso religioso ideológico e farisaico.


Texto completo:

PDF

Referências


BIBLÍA DE JESURALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.

BIELA, Adam. Uma revolução “copernicana” para as ciências sociais. In.: ______; COSTA, Rui; ARAÚJO, Vera; SORGI, Tommaso; FERRUCCI, Alberto; GUI, Benedetto. Economia de Comunhão. Projeto, Reflexões e propostas para uma cultura da partilha. 2ª ed. Vargem Grande Paulista-SP: Editora Cidade Nova, 1998, p. 21-29.

BRUNI, Luigino. Comunhão e as novas palavras em economia. Vargem Grande Paulista-SP: Editora Cidade Nova, 2005.

CHAVES, Robson Ribeiro de Oliveira Castro. Terra, teto e trabalho: Direitos Humanos e a Doutrina Social da Igreja a partir do Papa Francisco. In.: Revista Encontros Teológicos, Florianópolis. V.36, n.1, Jan.-Abr. 2021, p. 173-189.

FERRUCCI, Alberto. Consideração sobre a economia de comunhão. In.: ______; BIELA, Adam; COSTA, Rui; ARAÚJO, Vera; SORGI, Tommaso; GUI, Benedetto. Economia de Comunhão. Projeto, Reflexões e propostas para uma cultura da partilha. 2ª ed. Vargem Grande Paulista-SP: Editora Cidade Nova, 1998, p. 69-92.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Loyola, 2013. (EG)

FRANCISCO. Discurso aos participantes no Iº Encontro Mundial dos Movimentos Populares. (28 de outubro de 2014). Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2021.

FRANCISCO. Discurso ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé. Vaticano. (08 de janeiro de 2018). Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2021.

FRANCISCO Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate. Sobre a chamada à Santidade no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2018. (GE)

FRANCISCO. Mensagem do Santo Padre Francisco para a celebração do dia mundial da paz. “A boa política está ao serviço da paz”. (1º de janeiro de 2019). Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2020.

FRANCISCO. Carta Encíclica Fratelli Tutti sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Loyola, 2020. (FT).

JOÃO PAULO II, Carta Encíclica Sollicitudo Rei Socialis pelo vigésimo aniversário da encíclica Populorum Progressio, 1987. (SRS) Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2021.

PONTIFÍCIO CONSELHO “JUSTIÇA E PAZ”. Compêndio da Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2011. (CDSI)

SORGI, Tommaso. A cultura do dar. In.: ______; BIELA, Adam; COSTA, Rui; ARAÚJO, Vera; FERRUCCI, Alberto; GUI, Benedetto. Economia de Comunhão. Projeto, Reflexões e propostas para uma cultura da partilha. 2ª ed. Vargem Grande Paulista-SP: Editora Cidade Nova, 1998, p. 31-68.

SOUSA, Francisco Rafael Félix de; BARROS, Pedro Ferreira. Economia de Comunhão: um estudo na perspectiva de retomada do debate ético na economia. PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de; LIMA, Maria Messias Ferreira, PINHEIRO, Valéria Feitosa. Capitalismo, trabalho e política social. Série CEURCA: vol. 2, 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

LATINDEX

WORLDCAT

BIBLIOTECA CTSA - ESPAÑA