ERZIEHUNG E LIBERDADE: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA NA FILOSOFIA DE HEGEL
Resumo
O Idealismo Absoluto de Hegel, partindo de uma concepção epistemológica que concebe a realidade como uma unidade plena entre subjetividade e objetividade, compreende a história como um processo de autoconhecimento do Espírito, ou seja, uma dinâmica na qual a razão universal está em constante processo de superação de si mesma, dentro de uma lógica dialética. As estruturas e instituições objetivas, também parte deste todo universal, tem esta mesma natureza racional e são produtos do movimento geral do Espírito na história. Neste texto buscamos analisar alguns aspectos da Erziehung, da educação formal, pensando seu modo de ser justamente como consequência dos processos gerais da dialética da história, e em íntima consonância com outros aspectos sociais e políticos. Seja na Antiguidade oriental, no mundo greco-romano, no Medievo ou na Modernidade pré e pós-revolucionária, a educação se estruturou em conformidade com transformações da racionalidade que alteraram o modo como o próprio homem compreendia a si mesmo e a história.
Palavras-chave: Erziehung. Espírito. História. Liberdade. Objetividade.
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PDFReferências
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