UMA TEOLOGIA DA CRUZ HOJE: SINAL, CAMINHO E ANÚNCIO
Resumo
Nesse artigo queremos apresentar uma proposta de Teologia da Cruz para os dias de hoje, sendo ela sinal, caminho e anúncio para os cristãos e para o mundo. A metodologia, sendo bibliográfica, buscará mostrar as bases bíblicas e teológicas para afirmarmos que é possível e necessário ampliar o anúncio pastoral e a reflexão teológica para uma Teologia da Cruz, diante de algumas espiritualidades e práticas pastorais e/ou litúrgicas exclusivistas e intimistas. Olhar para um Deus que foi crucificado implica um espírito de derrotismo para a sociedade atual, baseada na ostentação. A cruz num primeiro momento pode parecer derrota, mas pela transformação que o próprio Cristo fez da cruz, vemos que ela se torna caminho de vida plena. Percorrendo um caminho desde a tradição judaico-cristã, pelo Evangelho de Marcos, e nas afirmações de teólogos de hoje, queremos apresentar a cruz constituindo uma trilha para seguir os mesmos passos de Jesus. Abraçar a cruz de Jesus implica seguir o próprio Cristo. Com isso abraçar todas as implicações que este seguimento comporta.
Palavras-chave: Cruz; Teologia; Sinal; Caminho; Anúncio.
Texto completo:
PDFReferências
BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. 7. ed. São Paulo: Paulus, 2011.
BOFF, Leonardo. A cruz nossa de cada dia. Petrópolis: Rio de Janeiro, Vozes, 2012.
BOFF, Leonardo. Paixão de Cristo e Paixão do mundo: os fatos, as interpretações e o significado ontem e hoje. Petrópolis: Vozes, 1977.
BROVETTO, Costante. et al. A cruz: teologia e espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 1983.
FRANÇA, Ágda. A cruz em Paulo: um sentido para o sofrimento. São Paulo: Paulinas, 2010.
GALILEA, Segundo. O caminho da espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 1983.
GRÜN, Anselm. A cruz: imagem do ser humano redimido. São Paulo: Paulus, 2009.
PAGOLA, José Antônio. O caminho aberto por Jesus: Marcos. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2013.
MOLTMANN, Jürgen, O Deus crucificado: A cruz de Cristo como base e crítica da teologia cristã. Tradução de Juliano Borges de Melo. Santo André: Academia Cristã, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.