O TRABALHO NA ENCÍCLICA LABOREM EXERCENS E PERSPECTIVAS DE RECONHECIMENTO DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL
Resumo
O presente artigo visa investigar o trabalho na Encíclica Laborem Exercens e perspectivas de reconhecimento dos catadores de material reciclável. O trabalho ocupa o centro da questão social. A Igreja defende em sua convicção de fé, por meio da Palavra de Deus, que o trabalho constitui dimensão fundamental da existência do homem sobre a terra. O trabalho é analisado em seus aspectos: objetivo (técnica) e subjetivo (o homem-sujeito do trabalho). Busca-se compreender o trabalho como espaço de reconhecimento do homem, considerando os trabalhadores que sobrevivem a partir do recolhimento de material reciclável.
Palavras-chave: Trabalho. Laborem Exercens. Reconhecimento. Teologia. Material Reciclável.
Texto completo:
PDFReferências
BENVINDO, Aldo Z. A nomeação no processo de construção do catador como ator econômico e social. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
BOMBO, Constantino (org.). Encíclicas e documentos sociais. Vol. 02, São Paulo: LTr, 1993.
CAMACHO, Ildefonso. Doutrina social da Igreja – abordagem histórica. São Paulo: Loyola, 1995.
ESTADO DE MINAS. Queda de preços de recicláveis dificulta vida de catadores. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2020.
GASDA, Élio Estanislau. Trabalho e Capitalismo Global – atualidade da doutrina social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2011.
GONÇALVES, Rúbia Cristina Martins. A voz dos catadores de lixo em sua luta pela sobrevivência. 2005. 134f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento – a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.
LIMA, Paulo Cesar Vicente de. Catador é legal - um guia na luta pelos direitos dos Catadores de Materiais Recicláveis. Belo Horizonte: Ministério Público de Minas Gerais, s/d.
MAGALHÃES, Beatriz J. Liminaridade e exclusão: os catadores de materiais recicláveis e suas relações com a sociedade brasileira. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2012. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2020.
PEREIRA, Daniel Queiroz. Justiça e Reconhecimento: análise do direito à moradia à luz das teorias de Axel Honneth e Nancy Fraser. Revista da Faculdade de Direito – UERJ, Rio de Janeiro, v.2, n.21, jan/jun. 2012.
RAVAGNANI, Herbert Barucci. A filosofia social do reconhecimento – fundamentos normativos para uma teoria crítica da sociedade. Revista Aurora, Ano II, n. 3, dez. 2003.
SAAVEDRA, Giovani Agotini; SOBOTTAKA, Emil Albert. Introdução à teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Revista Civitas, Porto Alegre, v.8, n. 1, jan/abr. 2008.
SILVA, Sandro Pereira et. al. Situação social das catadoras e dos catadores de material reciclável e reutilizável. Brasília: SBS, 2013.
TESTA, Italo. Intersubjetividade, natureza e sentimentos morais - A teoria crítica de A. Honneth e a regra de ouro. Revista Civitas, Porto Alegre, v.8, n. 1, jan/abr. 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.