COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO

Antonio Camilo DE PAIVA

Resumo


Este artigo é parte da minha dissertação de mestrado junto à Pontificia Universidade Salesiana de Roma, cujo título é: Comunicação Social e Catequese Renovada no Brasil: comunhão e participação da experiência de fé. Verifica-se que o Magistério da Igreja Católica tem se preocupado com o estudo do fenômeno comunicativo da atualidade, marcado acentuadamente pelacultura midiática. Esta cultura se caracteriza, entre outros aspectos, na imediatez, na interatividade e na conectividade global, aproximando pessoas, encurtando distâncias, mudando a noção de tempo e de espaço. O impacto das tecnologias de comunicação é tão grande que está a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma. Vivemos em um ecossistema comunicativo (relações entre as pessoas, as mídias e a cultura) no qual nasce, cresce e desenvolve o que deu-se o nome de geração net. Essa geração são crianças, adolescentes e jovens integrados pelo universo midiático (as redes sociais) que está influenciando o modo de agir dos pais, transformando a educação nas escolas, o relacionamento nas empresas e dando um novo tom ao compromisso político e social. Esse é o perfil dos novos fiéis que frequentam nossas Paróquias. Para dialogar com eles cumpre à Igreja conhecer o caminho do desenvolvimento das ciências da comunicação.
Palavras-chave: Modelos. Comunicação. Comunhão. Participação.


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