ÉTICA TEOLÓGICA COMO FUNDAMENTO PARA A PEDAGOGIA MORAL

Maria Inês de Castro MILLEN

Resumo


O artigo se dispõe a averiguar como a ética teológica pode apontar fundamentos para uma educação que se pretende libertadora e comprometida com a vida das pessoas e com a vida do planeta que habitamos. Para isto, retoma as propostas do Concílio Vaticano II: a volta às fontes bíblicas, a retomada do verdadeiro rosto de Deus, revelado por Jesus Cristo, e uma moral que se renova a partir da importância singular dada à consciência que discerne e age com responsabilidade criativa e a partir de uma liberdade fundada na fidelidade. Retoma ainda nossa missão de pedagogos morais, indicando que devemos nos colocar primeiramente como ouvintes da palavra de Deus, da Tradição divina e humana, do grito dos pobres e dos sinais dos tempos, para depois, assumindo a pedagogia de Jesus, que pode ser explicitada de várias formas, nos tornarmos evangelizadores entusiasmados, difundidores da Boa-notícia que transforma a vida das pessoas e as torna mais felizes e mais corajosas diante dos desafios impostos pela existência. Assim, podemos acreditar que a ética teológica contemporânea, com seus fundamentos, tem, muito a contribuir com a pedagogia moral que pode ser curativa e paraclética,

Palavras-chave: Ética teológica. Pedagogia de Jesus. Moral Renovada.

 


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