A EDUCAÇÃO HUMANISTA E TECNICISTA: REFLEXÕES DE JACQUES MARITAIN E PAULO FREIRE

Regina Lúcia Praxedes de MEIRELLES, Rafael Coelho do NASCIMENTO

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de educação a partir das propostas do humanismo do filósofo francês Jacques Maritain e do pedagogo brasileiro Paulo Freire, com intuito de refletir sobre a educação tecnicista, realçando pontos positivos e negativos desta visão, considerando o cenário educacional brasileiro. Maritain compreende a educação como meio de formar o homem para se tornar homem, levando em consideração sua integralidade. Freire compreende a educação como meio de libertação do próprio indivíduo, a partir de uma consciência crítica na práxis. A perspectiva humanista contribui na formação do cidadão, defendendo que educar o indivíduo para si e para a vida em sociedade são ações imprescindíveis e que se complementam. Sua proposta é de uma educação que envolva tanto os educandos quanto os educadores, que liberte o homem da opressão. A educação tecnicista, de origem positivista e behaviorista, preocupa-se, principalmente, com a formação para o trabalho produtivo. O reducionismo é criticado pelos pensadores, pois leva a considerar somente a dimensão material, empírica, excluindo a dimensão transcendental, ou seja, o homem é compreendido fora de sua integralidade e impedido de desenvolver sua vocação ao ser mais, sendo o tecnicismo uma desumanização, o ser menos.

 

Palavras-chave: Educação Humanista. Educação Tecnicista. Maritain. Paulo Freire.  


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