O ENSINO DA FILOSOFIA COMO UM OFÍCIO DO FILÓSOFO

Rodrigo Rodrigues Alvim da Silva

Resumo


Diante do desafio de se fazer acontecer entre adolescentes do ensino médio, a filosofia vai à escola com o compromisso de fazer diferença. Ora, a própria filosofia, antes ausente do ensino médio brasileiro, já é, ela mesma, tal diferença, se realmente a disciplina for confiada a quem se formou a tratar a existência de maneira filosófica. A filosofia não é qualquer modo de se pensar, mas um modo distinto de fazê-lo. Sendo assim, a filosofia não pode ser aventada como qualquer coisa sob orientação de qualquer um. A filosofia é coisa de filósofos, com os quais os alunos devem conviver para, paulatinamente, iniciarem-se nessa maneira de “ver” e “interagir” com o seu mundo, exigindo das autoridades que a disciplina filosofia, agora garantida por lei, seja ministrada por filósofos. Este artigo procura discutir as especificidades desse filosofar e contribuir com esse momento do espraiar da filosofia em nosso país.

 Palavras-chave: Filosofar na escola. Crítica fraca. Crítica forte. Itinerários filosóficos.


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