O AUTO DA COMPADECIDA, DE ARIANO SUASSUNA: MATRIZES CULTURAIS, LITERÁRIAS E RELIGIOSAS

Evandro José Medeiros LAIA

Resumo


Este artigo tem o objetivo de buscar as matrizes culturais, literárias e religiosas que deram origem à peça teatral O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Para isso, lançamos mão do conceito de intertextualidade, no sentido de entrever as camadas anteriores, as histórias da literatura de cordel e da tradição oral ibérica que Suassuna usou como fonte para criação de seu universo ficcional. Esta herança é retomada por meio do conceito de heterologos, a ideia de que, em língua portuguesa, não é na filosofia, mas sim na poesia e nas artes que se encontra o modo de pensamento, o conhecimento sobre o mundo. As relações sociais que marcam a história do Brasil, especificamente encarnadas nas desigualdades do nordeste brasileiro, aparecem traduzida em diálogos e rubricas do autor, nas cenas da religiosidade popular e da devoção à Nossa Senhora, A Compadecida, decupadas e apresentadas em análise, neste trabalho.

Palavras-chave: O Auto da Compadecida. Religiosidade popular. Intertextualidade. Heterologos. Cultura.


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