DOM DE (RE)CRIAR E (EN)CANTAR: O DIÁLOGO LÍTERO-MUSICAL NA VOZ DE FLÁVIO VENTURINI
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a dicção do músico mineiro Flávio Venturini em um conjunto de composições selecionadas, considerando, fundamentalmente, sua assinatura vocal, fenômeno decorrente do modo singular como em suas canções articulam-se a performance corporal, a temática das letras e a estrutura musical. Uma análise da recepção das canções em que o músico, cantor e compositor mineiro atua, seja como compositor ou intérprete, acusa que certos temas tão presentes na tradição do cancionista brasileiro, como o amor, a natureza e a transcendência adquirem uma forma muito particular de expressão, quando são materializadas pela voz de Venturini. Dentro dessa perspectiva, cabe perguntar: de que forma sua assinatura vocal potencializa os significados semânticos das letras de suas canções? Em que medida as formas de expressão da voz potencializam os sentidos da letra de uma canção? Quais são as técnicas empregadas por Venturini para a produção de sua assinatura vocal? A importância da voz como elemento a ser considerado nos fenômenos estéticos vem crescendo contemporaneamente em virtude das contribuições de pesquisadores da poesia e da canção, como Paul Zumthor, Luiz Tatit, Júlio Diniz, Cláudia Neiva de Matos e Heloísa Valente. Nesse sentido, propõe-se uma observação desse fenômeno em diferentes momentos da carreira de Venturini, desde o início da sua atividade artística na banda O Terço, na década de 1970, passando por sua atuação no Clube da Esquina e no grupo 14 Bis, até a sua atual carreira solo. Esta dissertação visa a contribuir com a ainda tímida fortuna crítica do músico, abrindo, também, sob o ponto de vista teórico-metodológico, novas perspectivas de diálogo entre os estudos literários e os estudos de canção. Palavras-chave: Flávio Venturini;Voz;Performance;Canção
Texto completo:
PDFReferências
ALEX SANDRO MARTONI Orientador
ALTAMIR CELIO DE ANDRADE Docente
RAFAEL SENRA COELHO Participante Externo
Data de defesa: 03/12/2021
Apontamentos
- Não há apontamentos.