QUESTÕES SOBRE ADAPTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO EM AS MENINAS DE LYGIA FAGUNDES TELLES
Resumo
Esta pesquisa desenvolve um diálogo entre a obra literária As Meninas (1974), de Lygia Fagundes Telles e a versão cinematográfica homônima, produzida por Emiliano Ribeiro (1995), a partir da representação das figuras femininas que protagonizam o romance e em torno das quais o filme é produzido. Em primeiro lugar, discutiremos conceitos-chave, como cultura, indústria cultural e contracultura, bem como o contexto geral da segunda metade do século XX no Brasil, apoiados em pressupostos de Theodor Adorno, Walter Benjamin, Silviano Santiago e Heloisa Buarque de Hollanda. Em seguida, recorremos aos estudos de adaptação de obras literárias para versões audiovisuais, a fim de que a análise de tais teorias possa sustentar nossa apreciação sobre o trabalho de Ribeiro em comparação à obra de Fagundes Telles. Para isso, discutimos conceitos como violação, traição, infidelidade, profanação, vulgarização e adulteração, bem como hipotexto e hipertexto, abordados por estudiosos como Robert Stam, Linda Hutcheon, Cleomar Pinheiro Sotta, dentre outros. Por fim, voltaremos nossas atenções para a relação intersemiótica que envolve a análise do romance e do filme, trazendo à luz reflexões sobre o modo pelo qual as mulheres são representadas em cada um dos suportes, tendo como hipótese a ideia de que as protagonistas, cada qual ao seu modo, refletem e questionam o seu tempo. Para isso, buscamos embasamento em teóricos como Eurídice Figueiredo, Lucia Osana Zolin, Dorotea Gómez Grijalva, dentre outros. Palavras-chave:Literatura;Cinema;Adaptação;Representação
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PDFReferências
EDMON NETO DE OLIVEIRA Orientador
ALEX SANDRO MARTONI Docente
LAURA DE ASSIS SOUZA E SILVA Participante Externo
Data da defesa: 20/10/2020
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