CADA COISA EM SEU DEVIDO TEMPO: OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

ALESSANDRA MARA DE RESENDE MARTINS

Resumo


A presente pesquisa objetiva levantar reflexões acerca do tempo da aprendizagem na literatura infantojuvenil sob a ótica dos personagens professores protagonistas de duas obras da ficção brasileira. A primeira obra, intitulada Uma professora muito maluquinha (1995), do já renomado autor Ziraldo, e a outra, O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas (2019), de Alexandre Rathsam, autor infantojuvenil. Nos enredos, os caminhos percorridos pelos personagens, em termos de tempo e espaço contextuais, trazem à luz as representações de práticas e estratégias associadas à aprendizagem e à formação do leitor. Por esse viés, as escolhas que envolvem leitura na sequência narrativa permitem-nos que sejam percebidos elementos considerados relevantes à reflexão sobre a aprendizagem, a prática pedagógica e a formação do leitor, destacando-se o tempo do aluno. Nesse sentido, é possível verificar que tanto a professora maluquinha quanto o professor Fritz acreditam na influência do docente na formação de seu aluno/criança. Tais obras inspiram, também, reflexões sobre a importância da utilização da literatura no meio educacional, reafirmando, assim, suas contribuições para o desenvolvimento da capacidade crítica, reflexiva, criativa e interpretativa do sujeito-leitor. O estudo será realizado de maneira comparativa entre as obras, com objetivo de destacar as práticas relevantes de leitura que desenvolvem em seus ambientes de trabalho, objetivando a formação do discente. Apesar do contato da criança com o mundo da leitura estar sujeito a acontecer em ambientes extra-escolares, – espera-se, mesmo, que ocorra no ambiente familiar – é no universo escolar que se institui, efetivamente, a prática leitora sistematizada e vinculada ao conhecimento. Tal prática contará com a intervenção pedagógica do professor, cuja idealização de oportunidades poderá propiciar situações significativas para que haja o desenvolvimento do gosto e do prazer de ler em diálogo com o desenvolvimento da aprendizagem na escola. É esse ambiente que as literaturas estudadas trazem para a nossa análise, que se valerá de pesquisas bibliográficas.Palavras-chave:Literatura infantojuvenil;Leitor;Aprendizagem;Professor;Aluno

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Referências


JULIANA GERVASON DEFILIPPO Orientadora

NATHALYE NALLON MACHADO Participante Externo

EDMON NETO DE OLIVEIRA Docente

Data da defesa: 31/03/2021


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