O PESO E A LEVEZA NA PROSA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

MARIA DA APARECIDA PIRES

Resumo


Esta dissertação objetiva refletir sobre as implicações estéticas e políticas da articulação entre diferentes dimensões da voz na prosa de Conceição Evaristo. A emergência da voz como uma categoria de análise, na contemporaneidade, deriva da irrupção de seu protagonismo na vida política, seja na sua dimensão discursiva, como lugar de fala; seja na sua dimensão material, por meio das performances poéticas. É nesse sentido que buscaremos pensar o romance Ponciá Vicêncio (2003) e os contos coligidos em Olhos d’água (2014). Ambas as obras são marcadas pela presença de vozes que expõem as consequências da condição histórica de submissão socioeconômica e cultural às quais a população negra e feminina fora relegada no Brasil; vozes enunciadas pelos narradores, pelas instâncias discursivas (discursos direto, indireto e indireto livre), pelos cantos dos personagens lançados para os cantos do mundo. No entanto, a escrita de Evaristo parece temperar o peso da realidade com a transfiguração por meio da metáfora, a aspereza do discurso com a suavidade da prosódia textual. É dentro dessa perspectiva que nos perguntamos: que sentidos são produzidos por essa escrita que parece estar no limiar entre o peso e a leveza? Que configurações retóricas articulam as dimensões ética e musical da sua escrita? Quais são as implicações políticas e estéticas desse gesto? Que lugar a sua escrita ocupa na Literatura Brasileira contemporânea? A fim de refletirmos sobre essas questões, valeremo-nos das contribuições teóricas de diversos autores, como, dentre outros, Gayatri Spivak (2010) e Djamila Ribeiro (2017), para pensarmos lugar de fala; Angela Davis (2016), Sueli Carneiro (2019) e Patrícia Hill Collins (2019), para refletirmos sobre o feminismo negro; Jessé Souza (2017), Achille Mbembe (2019), Slavoj Žižek (2014), Byung-Chul Han (2017) e Pierre Bourdieu (2018), a fim de discutirmos sobre a questão da violência; e Ítalo Calvino (1990), Mladen Dolar (2006) e Paul Zumthor (2007), no que tange às questões concernentes à relação entre voz e retórica.Palavras-chave:Conceição Evaristo;Ponciá Vicêncio;Olhos d’água;Retórica;Política da voz

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Referências


ALEX SANDRO MARTONI Orientador

ENILCE DO CARMO ALBERGARIA ROCHA Participante Externo

EDIMO DE ALMEIDA PEREIRA Docente

Data da defesa: 25/09/2020


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