AFEIÇÃO DOS PASTOS BROTAVA EM TEMPO DE FLOR: NÍVEIS TRANSCULTURAIS NARRATIVOS EM O CORONEL E O LOBISOMEM, DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO

MARISA APARECIDA SCHUCHTER .

Resumo


Resumo:A abordagem crítica do romance O coronel e o lobisomem (1964), do escritor José Cândido de Carvalho, sob a ótica da transculturação narrativa proposta pelo uruguaio Ángel Rama, constitui o escopo deste estudo. Em sua formulação teórica, o crítico cunha categorias que permitem a análise de obras de ficção que registram a plasticidade cultural dos códigos de contato dos diferentes grupos culturais latino-americanos. Em O coronel e o lobisomem (1964), o narrador-personagem, coronel Ponciano de Azeredo Furtado, transita entre o meio rural e a cidade, atuando como veículo autoral para transportar a diversidade de costumes e de registros linguísticos recolhidos da ancestralidade e empregados como matéria-prima para uma obra de ficção que se nutre da plasticidade cultural. Quanto aos três níveis da transculturação narrativa, o da linguagem atua na consolidação dos propósitos de inclusão de vozes em O coronel e o lobisomem (1964), ao presentificar o passado por meio do resgate das raízes culturais. Com estilo muito próprio, José Cândido de Carvalho, na valorização das culturas locais, aponta para a diversidade das regiões que apresentam suas respectivas peculiaridades em interpenetração. Quanto ao nível da estruturação narrativa na obra carvalhiana, assinala-se a desconstrução da linearidade por meio da voz narrativa que, muitas vezes, se subdivide por intermédio do monólogo interior, na linha do fluxo da consciência, cuja fonte é o narrar espontâneo. No nível da cosmovisão, a obra está centrada nos relatos míticos, a partir do repertório fabuloso da cultura do interior. Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida a incorporação de diferentes tradições linguísticas e de cosmovisão nos ajuda a pensar sobre o processo de construção da cultura brasileira. É com essa perspectiva que buscaremos refletir sobre os estudos e a proposta de Ángel Rama, no sentido de que a transculturação narrativa possibilita o entendimento de uma literatura em que a desconstrução de fronteiras culturais constitui uma conquista do reconhecimento e da aceitação das diferenças regionais apresentadas no idioma e na literatura.Palavras-chave:Cosmovisão;Linguagem;O coronel e o lobisomem;Plasticidade cultural;Transculturação narrativa

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Referências


EDIMO DE ALMEIDA PEREIRA Docente

ALEX SANDRO MARTONI Orientador

MARIA APARECIDA NOGUEIRA SCHMITT Participante Externo

Data da Defesa: 08/06/2020


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