PELA ESTRADA AFORA EM A TERRA DOS MENINOS PELADOS: UM OLHAR SOBRE A LITERATURA DESTINADA À INFÂNCIA

NÍVEA MARIA DOS SANTOS .

Resumo


Resumo:Este trabalho de dissertação, desenvolvido no âmbito da Linha de Pesquisa Literatura Brasileira: tradição e ruptura, do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), atual Centro Universitário Academia (UniAcademia), procura refletir sobre a literatura destinada à infância, no que diz respeito a aspectos como a adjetivação impressa em textos produzidos nesse âmbito, bem como sobre a humanização, o imaginário, e o simbólico enquanto elementos que se fazem presentes nesta literatura. Adotando como base a narrativa inscrita em A terra dos meninos pelados (2018), de Graciliano Ramos, obra originalmente publicada em 1939, analisamos os recursos estilísticos empregados pelo autor para, ao final, abordarmos a questão do (auto)reconhecimento e a aceitação do outro. Acrescentamos a isso uma reflexão principalmente em torno do histórico da literatura infantil e de suas especificidades, considerando o alcance desta como possível veículo de formação identitária do leitor e não apenas como apoio didático-pedagógico. A obra A terra dos meninos pelados (2018), entre outros aspectos, é observada aqui sob o ponto de vista da fuga da realidade como alternativa para minimizar a opressão e a exclusão do protagonista Raimundo, símbolo de resistência às intransigências culturais, uma vez que o personagem chega à ruptura com o estabelecido pelas imposições estigmatizantes da vida em sociedade. Dessa maneira, em razão do viés transdisciplinar das questões levantadas nesta dissertação, as quais perpassam campos do conhecimento como a Filosofia, a Psicologia e a Sociologia, utilizamos como referencial as reflexões teóricas e críticas presentes nas contribuições de autores como Joana Cavalcanti, Bruno Betthelhein, Nelly Novaes Coelho, Antonio Candido, Cecília Meireles, Jacques Derrida, Stuart Hall.Palavras-chave:Adjetivação;Ficção;Graciliano Ramos;Literatura infantojuvenil;Realidade

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Referências


MARIA ANDREIA DE PAULA SILVA Docente

EDIMO DE ALMEIDA PEREIRA Orientador

GISLENE TEIXEIRA Participante Externo

Data da Defesa: 28/09/2020


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