Praça Avenida Rio Branco: Repensando o espaço urbano por uma cidade plura

Lucas Rodrigues Barra de Oliveira, Renata Goretti

Resumo


A cidade de Juiz de Fora é uma das maiores de Minas Gerais, situada na zona da mata mineira, recebe o título de Manchester Mineira por seu intenso desenvolvimento industrial, principalmente de caráter têxtil, que em meados do sec. XIX, caracterizou-a como uma cidade grande e cosmopolita, de grande importância regional. Influenciada pelo Rio de Janeiro, pela sua proximidade com a capital do estado e apresentando trechos do Caminho Novo, do qual a Av. Rio Branco (criada em 1836, por Henrique Halfeld, com o nome de Estrada do Paraibuna) que liga o porto do Rio de Janeiro à Vila Rica (atual Ouro Preto). Com o advento da Crise de 1929, Juiz de Fora sofreu consequências em relação a sua produção cafeeira, estagnando, de certo modo, seu desenvolvimento industrial. Sendo que apenas em 1960 a cidade se viu novamente em ascensão econômica, com a criação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que trouxe, de outras cidades da região, grande número de jovens para morar e estudar em Juiz de Fora, além de pessoas que se mudaram para a cidade em busca de melhores condições de vida e oportunidades de emprego, fazendo com que a população aumentasse consideravelmente em relação a população já existente nessa época. De acordo com a projeção do CENSO de 2010 do IBGE, Juiz de Fora abriga cerca de 570mil habitantes hoje em dia, dos quais grande parte faz uso diariamente da principal via da cidade, a Avenida Rio Branco, a terceira maior via em linha reta do Brasil, que faz conexão da Zona Sul com a Zona Norte, de maneira direta numa porção mais central da cidade e indiretamente com as relações entre outras vias arteriais, como a Av. Itamar Franco, a Av. Getúlio Vargas, Av. Brasil e Av. Juscelino Kubitschek. Com isso, um intenso fluxo viário, tanto por meio de transportes públicos coletivos, quanto transporte motorizado particular (carros, motos, taxis e aplicativos como Uber e 99pop) e trânsito de pedestres, surge, resultando em uma intensa relação entre a população e o centro comercial da cidade. Isso pode ser visto como uma A cidade de Juiz de Fora é uma das maiores de Minas Gerais, situada na zona da mata mineira, recebe o título de Manchester Mineira por seu intenso desenvolvimento industrial, principalmente de caráter têxtil, que em meados do sec. XIX, caracterizou-a como uma cidade grande e cosmopolita, de grande importância regional. Influenciada pelo Rio de Janeiro, pela sua proximidade com a capital do estado e apresentando trechos do Caminho Novo, do qual a Av. Rio Branco (criada em 1836, por Henrique Halfeld, com o nome de Estrada do Paraibuna) que liga o porto do Rio de Janeiro à Vila Rica (atual Ouro Preto). Com o advento da Crise de 1929, Juiz de Fora sofreu consequências em relação a sua produção cafeeira, estagnando, de certo modo, seu desenvolvimento industrial. Sendo que apenas em 1960 a cidade se viu novamente em ascensão econômica, com a criação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que trouxe, de outras cidades da região, grande número de jovens para morar e estudar em Juiz de Fora, além de pessoas que se mudaram para a cidade em busca de melhores condições de vida e oportunidades de emprego, fazendo com que a população aumentasse consideravelmente em relação a população já existente nessa época. De acordo com a projeção do CENSO de 2010 do IBGE, Juiz de Fora abriga cerca de 570mil habitantes hoje em dia, dos quais grande parte faz uso diariamente da principal via da cidade, a Avenida Rio Branco, a terceira maior via em linha reta do Brasil, que faz conexão da Zona Sul com a Zona Norte, de maneira direta numa porção mais central da cidade e indiretamente com as relações entre outras vias arteriais, como a Av. Itamar Franco, a Av. Getúlio Vargas, Av. Brasil e Av. Juscelino Kubitschek. Com isso, um intenso fluxo viário, tanto por meio de transportes públicos coletivos, quanto transporte motorizado particular (carros, motos, taxis e aplicativos como Uber e 99pop) e trânsito de pedestres, surge, resultando em uma intensa relação entre a população e o centro comercial da cidade. Isso pode ser visto como uma equipamentos urbanos de diferentes escalas, tanto como a mudança do sistema viário atual e seus modais, que sofrem influência da área em questão.

Palavras chave: Espaço. Comunidade. Vias. Pedestre. Praça.


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