CENTRO EDUCACIONAL DE ARTES E CULTURA DE JUIZ DE FORA

Beatriz Drumond de Carvalho, Paulo César Barbosa de Toledo Lourenço

Resumo


O acesso ao desenvolvimento artístico e cultural para população em vulnerabilidade social consegue transformar e assegurar a eles experiências transformadoras, assim promovendo uma vida de equidade, respeito e inserção. A exclusão social não se trata apenas de privações relacionadas as necessidades básicas, mas também de fatores sociais, nas tomadas de decisões, além da participação cultural e artística da sociedade. Castro (2008) ressalta que para enfrentar a exclusão social é necessário reconhecer os excluídos e proporcionar ambientes acessíveis para possibilitar sua real participação na sociedade. Um ser excluído não escolhe sua condição, mas esta acontece por sua evolução temporal, através de sua vivência e realidade. “Como a desclassificação social é uma experiência humilhante, ela desestabiliza as relações com o outro, levando o indivíduo a fechar-se sobre si mesmo”. (PAUGAM, 2006, p.75). O assunto pode ser dividido e debatido em diversos eixos como política, cultural e social. No Brasil, entretanto, está relacionado à pobreza, pois a população de baixa renda se encontra, muitas vezes, em situação de risco pessoal e social. Com isso em mente, a proposta é de consolidar a identidade local da cidade e promover e valorizar a arte, cultura e educação como instrumentos para o fortalecimento da cidadania e a experiência e sensações do espaço público, buscando por uma transformação efetiva das condições espaciais e sociais da cidade.

Palavras-chave: Arquitetura. Arte. Cultura. Projeto.


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