"Biologia e Saúde na Escola": uma abordagem metodológica para o ensino e aplicação do conhecimento das Ciências

Alexandre M Melo, Flaviane Melo, Luana A Slaibi, Luiza B Guimarães, Maiara S.O Magela, Gabrielle P.N Andrade, Nicholas R. Silva, Fernando T. Gomes

Resumo


 O projeto de extensão "Biologia e saúde na Escola", promovido pelo Centro Universitário Academia, dos cursos de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Nutrição, visa implementar metodologias de ensino que facilitem a compreensão de temas essenciais nas áreas de biologia e saúde para jovens do ensino básico. Este artigo discute a relevância das diversas áreas temáticas abordadas no projeto, tais como Anatomia Humana e Primeiros Socorros, Botânica, Embriologia, Evolução, Microscopia, Nutrição, Zoologia dos Invertebrados e dos Vertebrados. Essas abordagens são integradas a uma pedagogia crítica e reflexiva, que promove o aprendizado significativo e contextualizado. Ao final, propomos o projeto como uma metodologia de ensino ativa, que busca a formação de cidadãos críticos e conscientes, ampliando o conhecimento científico e de saúde entre os jovens.

Palavras-chave - Ensino de ciências; Metodologias ativas; Educação em saúde; Extensão universitária; Educação crítica


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).